Prefeitura reúne Fórum de Pais da Rede Pública Municipal de Ensino

O objetivo é de promover um diálogo reflexivo com os pais de alunos
Ascom/Wilson Oliveira

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEC) vai realizar nesta quinta-feira, dia 10, o 2º Fórum de Pais da Escola Grapiúna. O objetivo é de promover um diálogo reflexivo com os pais de alunos ou responsáveis fundamentado na temática “Dialogando Sobre a Escola Grapiúna”. O encontro acontece no auditório da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons), na Avenida Princesa Isabel, no bairro São Caetano, a partir das 18h30min.

Organizado pelo Departamento de Educação Básica, o evento dará continuidade à mobilização iniciada pela SEC visando ampliar e democratizar as discussões sobre a Proposta Político-Pedagógica da Escola Grapiúna. Todas as proposições subsidiarão a formatação do documento que será encaminhado ao Conselho Municipal de Educação (CME) propondo mudanças no projeto, visando à melhoria da qualidade do ensino.  

Com a inserção dos pais nas discussões, a Secretaria Municipal da Educação quer permitir que a família possa avaliar a Escola Grapiúna, a partir das experiências que alunos e professores vivenciam nas unidades escolares da Rede Pública Municipal de Ensino. Além disso, deseja saber se há reflexos na convivência com os filhos no ambiente familiar. 

A discussão em torno da proposta Político-Pedagógica da Escola Grapiúna vem sendo feita desde 2013, quando a SEC percebeu a urgente necessidade de que seja defendido currículo dos Ciclos de Formação Humana (CFH), implantada há 10 anos na Rede Pública Municipal de Itabuna como sistema organizacional das unidades de ensino. Nos dias 26 e 27 de agosto, a Secretaria Municipal da Educação reuniu professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares durante o encontro “Avaliação da Escola Grapiúna: uma reflexão necessária”.

De acordo com técnicos da SEC, a proposta está passando por um amplo processo de pesquisa e debates com todos os segmentos, incluindo as famílias, cujos resultados têm apontado para a real necessidade de sua reorganização e ressignificação, visando à ações que assegurem identidade à Escola Grapiúna. Principalmente no que diz respeito ao seu objetivo que é promover o desenvolvimento integral dos educandos, a inclusão social e cultural, preparando o sujeito para o exercício da cidade.